Tudo sobre animais e documentários.

segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Harpia


Também conhecida como:Gavião-real,gavião-de-penacho,uiraçu,uraçu, entres outros,a harpia (Harpia harpyja) e maior e a mais pesada ave de rapina do mundo,podendo chegar a 2,5 metros de envergadura e pesar até 10 kg.
O macho assim como a fêmea,têm uma crista de penas largas, que levantam quando ouvem algum ruído. Assim como as corujas, elas têm um disco na face de penas menores, que pode focar ondas sonoras para melhorar suas capacidades de audição. A harpia possui, como principais características físicas, olhos pequenos, longo topete, e crista com duas penas maiores e uma cauda com três faixas cinzentas, que pode medir até 2/3 do comprimento das asas.
Casal de harpia descansando

Essa ave pertencente a família Accipitridae possui asas largas e arredondadas, pernas curtas e grossas, e dedos extremamente fortes,com garras enormes,capazes até de erguer um carneiro do chão. Sua cabeça é cinza, o papo e a nuca negros, e o peito e a barriga e a parte de dentro das asas, brancos. Mede entre 50 a 90 centímetros de altura, e uma envergadura de até 2,5 metros com um variando entre 4 e 5,5 kg quando macho e entre 6 e 9 kg quando fêmea.
São aves predadoras tremendamente eficazes,para se ter uma ideia,suas garras são mais compridas do que as de um urso-cinzento. É uma águia adaptada para voar e fazer acrobacias em florestas e espaços fechados. Elas se aproximam morfologicamente (não se sabe se filogeneticamente) de várias outras aves de rapina de grande porte, adaptadas à caça de grandes animais arborícolas tais como: macacos,preguiças,lêmures entre outros.Assim como a águia-coroada da Africa, a águia-das-filipinas e a águia-da-nova-guiné,todas são chamadas de "águias-pega-macaco" em suas localidades de origem devido ao seu grande porte, que coloca animais maiores, como macacos, em seus cardápios.
habitat principal da espécie, são as florestas tropicais e a espécie se dispersa geograficamente do México até a Bolívia, na Argentina e em grande parte do Brasil,principalmente no Amazonas, vivendo em árvores altas, dentro da vasta mata fechada, onde constrói seus ninhos. Anos atrás,habitava as matas brasileiras de forma abrangente,porém hoje em dia pode ser encontrado na Amazônia sendo visto raramente na Mata Atlântica. Na região amazônica da Guiana, onde a espécie foi bem estudado, verificou-se que é um predador vorás,sobretudo de mamíferos.
Ela e muito rápida e possante em suas caçadas.
É rápida e possante em suas investidas. voa batendo suas asas alternadamente e com planeio e tem um assobio longo e estridente e nas horas mais quentes durante o dia, costuma voar em círculos sobre florestas e campos próximos. As harpias conservam energia se empoleirando silenciosamente, vendo e ouvindo por horas. Elas caçam com curtas e rápidas investidas. As fêmeas sendo maiores, caçam presas maiores, mais ágeis e mais pesadas do que os machos. Estas técnicas complementares podem aumentar o sucesso da caça e na obtenção de comida. Grandes presas, como preguiças e macacos, costumam ser comidos parcialmente até ficar mais leves,para então poderem ser transportadas até o ninho.
Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Postagens populares

Total de visualizações